O módulo III do curso de formação para os professores, no ambiente e-proinfo, apresenta algumas possibilidades de trabalho em sala de aula, visando uma aprendizagem mais significativa.
Dentre as possibilidades apresentadas, achei muito interessante a "Escrita Coletiva", quero compartilhar aqui uma sugestão de trabalhar com a criação de histórias em grupo.
Proposta 1- Criação de histórias narrativas
Como fazer?
A
ideia é dar corpo a diferentes tipos de histórias. Como já dissemos,
podemos oferecer um parágrafo inicial e o grupo dá continuidade ao
enredo. Neste trabalho, podemos utilizar editores de texto, como
o KWord que vocês encontram no laptop, salvar os
arquivos produzidos pelos grupos no servidor da escola e retomá-los,
quantas vezes se fizer necessário, para terminá-los.
Quando
usamos editores de texto, para realizar histórias coletivas, precisamos
combinar com os alunos como vamos identificar a participação de cada
um. Nesta situação podemos, por exemplo, determinar uma cor para cada
aluno. Assim, cada porção de texto introduzida, pode ser feita com a cor
diferenciada, previamente combinada, para identificar quem escreveu.
Outra opção é colocar o nome, no final dos diferentes trechos
introduzidos. Quando o texto for dado por terminado, podemos guardar uma
cópia deste arquivo com as identificações e fazer outra, suprimindo os
nomes dos participantes, para facilitar a leitura da história.
Outro
suporte muito interessante para este tipo de atividade é o wiki, ou
works, que possibilita a escrita online. O uso deste recurso da web 2.0
facilita o trabalho porque permite acessar os textos e trabalhar neles,
em qualquer horário e lugar, desde que haja um computador ou laptop
conectado à internet. Os wikis, ou works, ainda oferecem a vantagem
de podermos visualizar como, quando e com o quê, cada participante do
grupo contribuiu. Podemos ver, por exemplo, se a contribuição:
- foi inserida no meio ou no final do texto em andamento;
- teve o propósito de aprofundar um aspecto da história ou introduzir nova situação ou personagem;
- teve o propósito de revisar a coerência do texto e para isso parágrafos foram realocados ou suprimidos;
- foi na direção da correção ortográfica ou da melhoria da formatação.
Nesta
proposta, é interessante criar vários pontos de partida, que
encaminham para diferentes tipos de enredos, para garantir a formação
de grupos, com um número razoável de autores (em torno de 8 a 10), em
torno de cada um. Além disso, é importante discutir com os alunos os
aspectos que podem facilitar ou dificultar a cooperação e o desenrolar
da atividade. O trabalho é favorecido quando os alunos conseguem:
- dar sequência ao que já está escrito;
- manter um ritmo uniforme e bem distribuído de produção;
- introduzir novos personagens, sem incorrer em excessos ou provocar impasses no enredo;
- modificar os rumos da história, com coerência;
- introduzir parágrafos ou elementos acima, abaixo ou entre os já escritos, para tornar a história mais interessante;
- melhorar os textos de colegas, com a intenção de enriquecê-los ou torná-los mais claros;
- expressar ideias, sem entrar em detalhes desnecessários ou muito longos;
Vamos tentar propor para alguma turma? Alguma profe gostou da ideia? Quem está disposta a tentar?
Estou à disposição para ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário