Colegas, encontrei no site do Educarede uma sugestão muito legal para trabalhar sobre freqüência cardíaca na disciplina de Educação Física, podendo inclusive, ser trabalhado de maneira interdisciplinar com as disciplinas de Ciências e Matemática. Já repassei para as colegas da escola e as professoras também acharam bem interessante, vamos torcer para que os alunos também gostem da idéia.
Controle de freqüência cardíaca
Disciplina: Educação Física
Ciclo: Ensino Fundamental - 5ª a 9ª
Assunto: Freqüência cardíaca
Nas últimas séries do Ensino Fundamental, o trabalho com a freqüência cardíaca pode ser interdisciplinar, envolvendo, por exemplo, Ciências – aparelho circulatório e funcionamento do coração – e Matemática – estatística.
Para começar, organize com os alunos uma pesquisa de dados sobre a variação da freqüência cardíaca de repouso no decorrer da vida – na fase intra-uterina, no recém-nascido, nos primeiros anos de vida – e/ou no grupo familiar: freqüência cardíaca de repouso dos avós, dos pais, dos irmãos. Outro aspecto a ser pesquisado pode ser a freqüência cardíaca de certas espécies animais, comparadas a determinadas características, como tamanho.
É interessante apontar a relação entre freqüência de repouso e atividade física regular, mostrando que a mesma é baixa em atletas, pois o sistema cardiovascular se torna mais eficiente com essa prática. Pode-se ilustrar isso com alguns dados de atletas em destaque, ou organizar uma pesquisa de campo dos alunos, com atletas de clubes de futebol do bairro ou cidade.
Segue abaixo uma sugestão de ficha de controle e acompanhamento do trabalho:
FICHA DE CONTROLE DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA
Nome:_______________________________
Série: ____ Idade: _____
Essa ficha visa a fornecer algumas informações importantes para que você possa conhecer um pouco mais sobre a fisiologia do exercício, ou seja, como o seu corpo reage à atividade física.
Revendo conceitos:
Freqüência basal - FB: é a freqüência cardíaca relativa ao estado de repouso absoluto, refletindo o mínimo que o seu coração precisa bater para manter seu organismo em funcionamento. Deve ser medida na cama, pela manhã, ao acordar de forma natural.
Freqüência Cardíaca de Repouso - FCR: deve ser medida antes da atividade de corrida, na aula de Educação Física.
Freqüência Cardíaca 0- FC0: é a freqüência logo ao final da corrida.
Freqüência Cardíaca 1 - FC: medida 1 minuto após o término da corrida.
Lembre-se das fórmulas:
freqüência cardíaca máxima: 220 batidas – sua idade= _____
zona de treinamento aeróbio: 70% a 80% da freqüência cardíaca máxima
Complete:
Sua FCM (freqüência cardíaca máxima) é 220 - _____ = _____
70% da FCM = _______
80% da FCM = _______
Sua zona de treinamento aeróbio está entre ______ e _______
Isto significa que ao praticar uma atividade aeróbia regular, a sua freqüência cardíaca deve se manter dentro desse intervalo para que você possa obter ganhos em termos de saúde.
FREQÜÊNCIA BASAL:
Data: ________________
FCB:_________________
FREQÜÊNCIA CARDÍACA NA CORRIDA:
1ª Corrida – DATA / FCR / FC0 / FC1 (anotar os dados e realizar várias corridas).
Ao final, com os dados da tabela, responda:
1- Em que corridas você trabalhou dentro da sua zona pessoal de treinamento aeróbio?
2- Em alguma corrida sua FC0 esteve fora da faixa que indica a sua zona pessoal de treinamento? Na sua opinião, qual motivo justificaria tal fato?namento aeróbio está entre ______ e _______
Isto significa que ao praticar uma atividade aeróbia regular, a sua freqüência cardíaca deve se manter dentro desse intervalo para que você possa obter ganhos em termos de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário