terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dicas de estudo

Sabemos que uma das grandes dificuldades de nossos alunos está em organizar-se para estudar, ou melhor, sabemos que a maioria deles não têm hábitos de estudo.
Para conseguir isso é necessário que o próprio aluno encontre sua maneira de estudar, buscando um método que seja mais adequado para si mesmo. Alguns preferem estudar sozinho; outros conseguem aprender com mais facilidade recebendo ajuda de alguém, que pode vir até de um colega de aula; alguns gostam de fazer leitura em voz alta, outros preferem ler em voz baixa... e por aí vai.
O importante é que o aluno adquira a consciência de que o objetivo do estudo deve ser rever os conteúdos trabalhados em aula. E compreenda que adotando o hábito do estudo o aprendizado se torna mais fácil, pois as dificuldades vão sendo sanadas dia-a-dia e não ficam acumuladas para a véspera da prova.
Algumas dicas para estudar:
1. Organizar tabelas com horários, prevendo as atividades obrigatórias, as horas de descanso e de lazer.
2. Escolher um ambiente agradável para o estudo.
3. Primeiramente ler todo o conteúdo que precisa ser estudado. Numa segunda leitura, sublinhar as partes mais importantes. Depois resumir e criar esquemas que facilitem o estudo. Por último, fazer exercícios.
4. Não ficar com dúvidas na sala de aula e perguntar.
5. Encontrar um meio-termo entre os estudos e as outras atividades.

Nenhum comentário: