sexta-feira, 29 de junho de 2012

 Mais um exemplo de como nós, escola, temos que nos garantir com todos os documentos possíveis em casos de indisciplina de alunos, fazer todas as tentativas junto aos órgãos competentes antes de tomar qualquer decisão como esta do caso citado abaixo.

Aluno indisciplinado não pode ser expulso


O Tribunal de Justiça de São Paulo (Registro nº 1.540.267) anulou uma decisão de transferência compulsória de um aluno, feita pelo conselho escolar de uma unidade de ensino da rede estadual paulista. O processo afirma que o estudante - denunciado por ter praticado atos de indisciplina - não foi formalmente avisado das acusações nem teve garantido o direito de ampla defesa. O menor já teria sofrido inúmeras penalidades por atos de indisciplina sem que a escola tomasse as providências corretas. O documento sugere que a instituição deveria ter atuado para intervir na situação - buscando, se preciso, apoio no Ministério Público e no Conselho Tutelar -, e não apenas constatar as transgressões e definir punições. Segundo a Justiça, optou-se pela solução mais cômoda, sem atentar para as necessidades sociais e psicológicas do estudante, que se mostrou de difícil convivência. É citado ainda que ele mora com o pai - viúvo, trabalhador boia-fria e sem estudos -, o que parece ter sido ignorado. A transferência compulsória se tornou uma expressão dissimulada para a expulsão de alunos, em geral, sem que a escola busque alternativas pedagógicas e apoio de outros órgãos para resolver a situação.

ARTIGO PUBLICADO NO SITE DA REVISTA NOVA ESCOLA

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projetos de Aprendizagem

Colegas!

Como estamos estudando, refletindo e planejando uma tentativa de trabalho com projetos de aprendizagem, quero deixar como sugestão um link para o "Projeto Amora" - desenvolvido pelo Colégio Aplicação.
Neste espaço há bastante informação sobre o trabalho com projetos de aprendizagem, textos de apoio, trabalho de alunos, organização do grupo de professores, enfim, várias dicas para  auxiliar no planejamento de nossas atividades.
Vale a pena conferir!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Oficinas Projeto UCA

No último sábado, dia 02 de junho, foi realizado o primeiro encontro coordenado pelo grupo de pesquisa da Universidade de Passo Fundo. As estagiárias Bruna, Gabriela e Jeanine foram as responsáveis por este encontro.
A proposta é seguir um calendário que foi organizado por ordem de dificuldade dos programas disponíveis no laptop educacional, sempre aos sábados pela manhã.
O conteúdo deste dia foi informática básica, através do Kword e os recursos da câmera.
Além dos professores, um grupo de alunos também foi convidado a participar destas oficinas, para que atuem como alunos monitores, auxiliando o professor em sala de aula.
 














 












O próximo encontro está marcado para o dia 16 de junho e será trabalho com os jogos disponíveis no laptop.
Com certeza é uma excelente oportunidade para conhecer e aprofundar os conhecimentos quanto ao uso do laptop.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Conselho de Classe

Que momento difícil..., realizar conselho de conselho!
Estamos há uma semana trabalhando com os conselhos de classe. Primeiramente com o grupo de professores, analisando as turmas, comentando as dificuldades, citando os alunos que estão com baixo rendimento, os que apresentam problemas de disciplina... e por aí vai. E aí no finalzinho, pra não dizer que só tratamos de problemas, conseguimos citar alguns alunos que são destaque durante o trimestre. 
Como seria bom se a lista de alunos destaque fosse maior do que a lista de alunos com problema de rendimento. Como seria bom se conseguíssemos encontrar uma solução para os problemas do cotidiano da escola. Por que será, que em se tratando de educação tudo é sempre tão complicado? Por que não pode haver solução mais simples e imediata?
Depois então foi a vez dos conselhos nas turmas. Um trabalho cansativo e as vezes repetitivo, pois muitos problemas se repetem em diferentes turmas. A expectativa é que todo este trabalho não tenha sido em vão e que nossos alunos consigam reconhecer a importância deste momento e a necessidade de refletir sobre suas atitudes como estudante.
O objetivo maior da escola é, e acredito que deve ser sempre,  promover o sucesso do aluno, através de uma educação de qualidade. Mas, para existir qualidade na educação é fundamental a participação e empenho também do aluno.

Um ótimo final de semana a todos!
Ana Rúbia.