quarta-feira, 24 de março de 2010

REUNIÃO DE PAIS

Realizamos ontem em nossa escola a primeira reunião de pais do ano de 2010.
Foi muito bom poder contar com a presença das famílias de nossos alunos; esperamos que para próxima tenhamos uma participação ainda maior, pois a presença dos pais na vida escolar de seus filhos é fundamental para o sucesso dos mesmos!
Contamos com a presença da psicólogoa Valeska, que expôs sobre o trabalho da "Escola de Pais", projeto que é desenvolvido em todo Brasil, através de trabalho voluntário. Casais se reunem, em um espaço cedido pela escola, para debater e trocar idéias sobre assuntos pertinentes à educação dos filhos. Este momento da reunião foi idealizado pelas estagiárias em Gestão Escolar, professoras Marta e Erica.
Os pais receberam um "tema de casa" durante a reunião; um material preparado pela escola com o objetivo de auxiliá-los na tarefa diária de acompanhar os filhos no processo educacional e algumas dicas de como fazê-lo. Deixo aqui como sugestão para quem quiser compartilhar:
Viver e Conviver Bem! O período da adolescência é uma fase de transição e mudanças, por este motivo é muito importante que os pais acompanhem seus filhos e os ajudem na difícil tarefa de organizar-se. Algumas atitudes fazem-se necessárias para amenizar as dificuldades deste período: - Estabelecer um momento do dia para realização das tarefas de casa ou revisão do que foi trabalhado em aula. - Usar uma parte do caderno ou agenda, para fazer anotações das tarefas e trabalhados solicitados pelas professoras. - Organizar o material para aula com antecedência, conforme horário estabelecido. - Ficar atento a troca de períodos; gravar o nome da professora e sua disciplina. O sucesso do aluno depende muito da participação dos pais, por isso: - Acompanhe seu filho, demonstre interesse pelo que ele está aprendendo, olhe os cadernos. - Seja firme, imponha limites e cumpra-os. - Compareça às reuniões. Aproxime-se da escola e fique por dentro do que está acontecendo. - Elogie as qualidades de seu filho. - Crie laços de confiança e pactos de respeito e amizade com seu filho. - Ensine a lidar com o perigo e conhecer melhor o mundo. - Respeite a escola que seu filho frequenta. A criança que escuta críticas sobre a escola, não terá uma atitude positiva em relação as pessoas que ali trabalham. A escola coloca-se a disposição dos senhores pais para quaisquer dúvidas e maiores esclarecimentos. EQUIPE DIRETIVA Carazinho, 23 de março de 2010.

Nenhum comentário: